segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MEMÓRIAS DO BAIRRO DO CRUZEIRO- CAMANDUCAIA/MG (TCC COMPLETO PARA DOWNLOAD)

Finalmente tomei a decisão de disponibilizar a minha pesquisa integralmente neste blog. Após palestrar sobre a minha pesquisa em algumas escolas do município de Camanducaia, gostaria que todos os camanducaienses tenham acesso a este inédito trabalho. Para professores de História, ele é imprescindível em sala de aula. Para amantes do conhecimento, ele é imprescindível para o desenvolvimento de uma mentalidade mais crítica sobre a nossa cidade. 

No trabalho em questão, não abordei exclusivamente o bairro do Cruzeiro. Fui além. No capítulo I, faço uma análise crítica do desenvolvimento da memória oficial camanducaiense, indo buscar fontes do início do século XX. No caso, derrubamos alguns mitos que nos foram ensinados nas escolas, tais como aquela velha história de que Camanducaia era o símbolo do progresso e que tal progresso servia à coletividade municipal. Para derrubar este mito, apontei as incoerências dos próprios documentos oficiais, produzidos pelos memorialistas. Depois trouxe à tona versões e vozes até então silenciadas. 

No capítulo II analisei as narrativas de história de vida dos agentes sociais que viveram nas zonas rurais. Fiz uma análise da transição de uma economia de subsistência para a capitalista, abordando as mudanças de mentalidade e as relações de trabalho entre proprietários rurais e colonos. Neste sentido, contextualizamos as mudanças de conjunturas econômicas e sociais das décadas de 1950/60/70. Mudanças que levaram aos deslocamentos de trabalhadores rurais para o perímetro urbano. 

No capítulo III, analismos as narrativas de história de vida dos moradores que nasceram no bairro, confrontando tais narrativas com as dos moradores mais velhos. O capítulo em questão tem como principal objetivo a análise do conflito de gerações, no qual há uma luta silenciosa por uma identidade coletiva do grupo analisado. 

Abaixo, os links para o download.






2 comentários:

  1. Facilitaria se compactasse todo o conteúdo em um só arquivo, de extensão .zip ou .rar, de preferência.

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa\srsdxfgvhnbgvfdszazsxdrcftvgbhbvfcdxsz\AZESRXFVGBHJNGVCXSZASXDCFGVBHNJBGVFCDSXDCFVGBHNJMNHBGVFCDSXZASXDCFDXSZA\asdcfvgbhnjmnhbgvfcdxsdcfvgbhnjmnhbgvfcdxcfvgbhnjmnhbgvfcdxcvbhnjmnhbgvfcdxsxedrfgtyhujikl,kmjn bvgbhn bvgfrdfvg vgtv vgthynjmn bvfcdxerftgyhnb vcdxerftgyhnb vcdx vvvvvvvvvvcfvg bvgbh vghy h h y yunjhygvfcrdxszxdcfgbhnjnhygtfrdcfvgbhgtfrdcxc vbhnjhygtfrcd vbhgvfcdxsdcfvgbhnbgvfcdxszwaqwsedrftgyhujikolpçlok,mjnhbgvfcdeswaqzsxdcfvgbhnjmkiolp00lokijuhygtfrdewsaq2w3e4r5ft6g7h890123456789012345678901234567890

    ResponderExcluir